Pintura de Bolhas. Aerógrafo x Lata! Fotos
Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho
- Christian
- Moderador

Re: Pintura de Bolhas. Aerógrafo x Lata! Qual mais econômico
Eu realmente não recomendaria pintar com a tinta da Tamiya, mesmo que vc já tenha comprado. Pra mim só causou problema: entupiu 2 aerógrafos e a pintura ficou ruim... Não vale a pena estragar uma bolha de R$ 60-80 pra aproveitar um vidro de tinta de R$ 15... Agora se vc comprou tinta da Pactra, pode usar sem medo, que ela têm as mesmas características da tinta vinílica.
O tempo de secagem entre as aplicações depende de vários fatores: temperatura ambiente, espessura da camada de tinta, quantidade de solvente, etc. Por isso, é que nem a história da diluição da tinta, não tem bem uma "regra". Eu procuro pintar em camadas mais finas, e seco com secador de cabelo entre elas, daí o tempo entre uma camada e outra (da mesma cor) é só de uns 15-20min... Mas pra tirar as máscaras e mudar de cor, geralmente eu espero algumas horas. E antes de tirar, vejo se a tinta está mesmo seca (é só encostar na parte da tinta que ficou na máscara, pra ter uma idéia sem estragar a pintura). E se vc pintar com tintas de base diferentes (vinílica, acrílica, laca, etc) na mema bolha, é bom esperar mais de 24 horas entre uma e outra, pra dar tempo da tinta curar, assim o solvente de uma não vai atacar a outra. Mesmo assim, não é algo que eu recomendaria fazer, pois a chance de sair alguma coisa errado é relativamente alta...
O tempo de secagem entre as aplicações depende de vários fatores: temperatura ambiente, espessura da camada de tinta, quantidade de solvente, etc. Por isso, é que nem a história da diluição da tinta, não tem bem uma "regra". Eu procuro pintar em camadas mais finas, e seco com secador de cabelo entre elas, daí o tempo entre uma camada e outra (da mesma cor) é só de uns 15-20min... Mas pra tirar as máscaras e mudar de cor, geralmente eu espero algumas horas. E antes de tirar, vejo se a tinta está mesmo seca (é só encostar na parte da tinta que ficou na máscara, pra ter uma idéia sem estragar a pintura). E se vc pintar com tintas de base diferentes (vinílica, acrílica, laca, etc) na mema bolha, é bom esperar mais de 24 horas entre uma e outra, pra dar tempo da tinta curar, assim o solvente de uma não vai atacar a outra. Mesmo assim, não é algo que eu recomendaria fazer, pois a chance de sair alguma coisa errado é relativamente alta...
- cadinho.bh
- Piloto

Christian escreveu:Eu realmente não recomendaria pintar com a tinta da Tamiya, mesmo que vc já tenha comprado. Pra mim só causou problema: entupiu 2 aerógrafos e a pintura ficou ruim... Não vale a pena estragar uma bolha de R$ 60-80 pra aproveitar um vidro de tinta de R$ 15... Agora se vc comprou tinta da Pactra, pode usar sem medo, que ela têm as mesmas características da tinta vinílica.
Eita Christian...
Tirou o resto as minhas dúvidas amigo!!!
valeu gente... E pra variar, mais uma vez a moçada do RCMasters bombou, transformando um Tópico teoricamente básico, em um tutorial top de linha para iniciantes...
Putz, com relação à tinta, vamo lá então... Amanhã estou comprando o vermelho metálico vinílico... hehe... Vou passar a acrílica para um amigo que gosta das tintas da Tamyia...
Vou usar pra essa primeira tentativa o Roxo metálico da Pacrata (spray), o branco liso da Tamyia (spray) e o vermelho vinílico com o aerógrafo pra fazer os a divisão entre as duas cores...
Veremos ver o q vai dar...
Abraço
Ricardo
tirou minhas tbm , muito obrigado
O importante é a diversão!!!
Então tá pessoal ...
Para esse "tutorial" ficar ainda melhor(assim espero) ...
Quanto as mascaras.
A única Bolha que eu pintei foi uma Protoform, fiz algumas mascaras com folha de Etiqueta ... tipo pimaco, mas odiei ... muito ruim de trabalhar. mas adorei a mascara de vidro que vieram na bolha, um material fácil de cortar e fácil de retirar.
E ai pessoal, qual o melhor material para fazer mascara ??
Existe alguma coisa parecida com aquelas que veem com a Protoform ??
Desde já agradeço
Quanto as mascaras.
A única Bolha que eu pintei foi uma Protoform, fiz algumas mascaras com folha de Etiqueta ... tipo pimaco, mas odiei ... muito ruim de trabalhar. mas adorei a mascara de vidro que vieram na bolha, um material fácil de cortar e fácil de retirar.
Desde já agradeço
Precisa-se : Gandula ágil e paciente ...
- cadinho.bh
- Piloto

m2barreto escreveu:Então tá pessoal ...
Quanto as mascaras.
Desde já agradeço
Bom cara, nesse caso, se eu quero fazer desenho mais elaborados, eu uso papel contact (acha em qualquer papelaria) pras listras ou linhas retas, uso fita crete para pintura automotiva, muito boa, bem maleável e a cola não gruda na bolha. Agora, se quiser algo mais simples ainda, usa a fita crepe comum que rola de boa tb...
Abraço
Ricardo
-
eduardo_garcia
- Piloto

Eita Christian...
Tirou o resto as minhas dúvidas amigo!!!
valeu gente... E pra variar, mais uma vez a moçada do RCMasters bombou, transformando um Tópico teoricamente básico, em um tutorial top de linha para iniciantes...
Putz, com relação à tinta, vamo lá então... Amanhã estou comprando o vermelho metálico vinílico... hehe... Vou passar a acrílica para um amigo que gosta das tintas da Tamyia...
Vou usar pra essa primeira tentativa o Roxo metálico da Pacrata (spray), o branco liso da Tamyia (spray) e o vermelho vinílico com o aerógrafo pra fazer os a divisão entre as duas cores...
Veremos ver o q vai dar...
Abraço
Ricardo
É dificil achar tinta vinilica metálica. Se vc não achar, basta misturar vermelho basico com prata. Dá o mesmo resultado.
Até
Eduardo
--------------------------------------------------------
Serpent 720
NSR12SS5 tuned by Netão: the true race power
GM TOP FUEL - Weapon of mass combustion
Serpent 720
NSR12SS5 tuned by Netão: the true race power
GM TOP FUEL - Weapon of mass combustion
- Christian
- Moderador

De nada!
Quanto à máscara, a fita crepe para pintura é uma boa alternativa, não sai caro e ela não solta a cola com o solvente da tinta (o que pode acontecer com a fita crepe comum). Pra áreas grandes, use jornal colado com a fita crepe.
Eu uso máscara líquida, uma espécie de "cola" que qdo seca vira uma camada emborrachada. Mas sai mais caro, dá mais trabalho de usar, e não sei se tem pra vender aqui no Brasil... A vantagem é que o acabamento fica melhor (pelo menos pra mim, mas já vi gente que usa fita crepe e fica perfeito!).
Quanto à máscara, a fita crepe para pintura é uma boa alternativa, não sai caro e ela não solta a cola com o solvente da tinta (o que pode acontecer com a fita crepe comum). Pra áreas grandes, use jornal colado com a fita crepe.
Eu uso máscara líquida, uma espécie de "cola" que qdo seca vira uma camada emborrachada. Mas sai mais caro, dá mais trabalho de usar, e não sei se tem pra vender aqui no Brasil... A vantagem é que o acabamento fica melhor (pelo menos pra mim, mas já vi gente que usa fita crepe e fica perfeito!).
- denis.roschel
- Moderador

Máscara Líquida é bem fácil de achar...Procure em lojas de Plastimodelismo...
Comprei uma que chama Maskol da Umbrol...(até rima...hê hê hê )
Paguei uns R$30,00 e dura pra caramba...
Comprei uma que chama Maskol da Umbrol...(até rima...hê hê hê )
Paguei uns R$30,00 e dura pra caramba...
Christian escreveu:De nada!![]()
Caro Christian eu sabia que em algum lugar vc iria fazer alguma referência a mim e aquela minha bolha laranja com faixa azul.. realmente ela foi empapelada na fita. uhahuahuahuhua zuera..
Ô... vc sabe onde vende essa tinta vinílica aqui em sjc?
- Christian
- Moderador

cassio escreveu:Christian escreveu:De nada!![]()
Caro Christian eu sabia que em algum lugar vc iria fazer alguma referência a mim e aquela minha bolha laranja com faixa azul.. realmente ela foi empapelada na fita. uhahuahuahuhua zuera..
Ô... vc sabe onde vende essa tinta vinílica aqui em sjc?
Fala Cássio!
Vc sabe que eu sempre fui fã daquela sua bolha, tanto é que na última corrida usei uma "cópia" do seu design! hehehehe
Não sei onde vende tinta vinílica em SJC, mas dependendo das cores que vc quiser, posso te arrumar um pouco (tenho um monte!).
- cadinho.bh
- Piloto

Pessoal, gostaria de agradecer a todos pelas dicas.
Todas foram muito úteis e ajudaram pacas na pintura da minha primeira bolha aerografada.
Não considero que ela ficou nem próximo do meu objetivo, pois como ainda não conheço as tonalidades das tintas cometí um erro ao colocar uma faixa pret, entre o prata e o Roxo, pois como esta última cor era muito escura, matou a faixa.
Outra coisa que não fiquei satisfeito foi com a máscara que fiz, pois em alguns pontos hoveram infiltrações de tinta, causada principalmente pelo uso de fitas inadequadas (fato que será solucionado na próxima, pois finalmente encontrei a fita PVC da 3M aqui em BH).
Fora esse pequenos detalhes, espero que a galera goste.
Grande abraço
Ricardo
Todas foram muito úteis e ajudaram pacas na pintura da minha primeira bolha aerografada.
Não considero que ela ficou nem próximo do meu objetivo, pois como ainda não conheço as tonalidades das tintas cometí um erro ao colocar uma faixa pret, entre o prata e o Roxo, pois como esta última cor era muito escura, matou a faixa.
Outra coisa que não fiquei satisfeito foi com a máscara que fiz, pois em alguns pontos hoveram infiltrações de tinta, causada principalmente pelo uso de fitas inadequadas (fato que será solucionado na próxima, pois finalmente encontrei a fita PVC da 3M aqui em BH).
Fora esse pequenos detalhes, espero que a galera goste.
Grande abraço
Ricardo
- Christian
- Moderador

Re: Pintura de Bolhas. Aerógrafo x Lata! Fotos
Ficou legal! E o melhor jeito de aprender é tentando mesmo, a tendência é as pinturas ficarem melhores com a prática!
Re: Pintura de Bolhas. Aerógrafo x Lata! Fotos
cadinho.bh escreveu:Pessoal,
Já achei a tinta aqui em BH... Top de linha!! O Vidro com 225 Ml custa 14,90 (a cor mais cara), hehe tô feito.
Pergunto, quanto tempo devo deixar a tinta secando entre as aplicações / pra tirar a máscara?
Um vidrinho desses dá para quantas bolhas, mais ou menos? Isso se pensarmos na bolha toda, não só em detalhes...
Entre uma tinta e outra, q produto utilizo para limpar o aerógrafo?
valeu moçada...
Agora só falta aprender a pintar... lol D
Ricardo
É preciso lembrar que para dar uma boa cobertura independente da cor é preciso dar umas 4 demãos no mínimo e após passar um fundo-base de branco ou preto dependendo da cor em destaque do carro.
Pintei minha bolha estes dias em... verde, prata e preto pelo que observei daria para fazer umas 20 bolhas com a tinta que sobrou, principalmente o preto que tem uma cobertura melhor... A mistura que fiz foi a base de agua e ficou como o Paulo das 2FastHobby sugeriu... "densidade de leite"...
- Anexos
-
- Aí está a BMW do meu Muleque...
- carros.jpg (52.61 KiB) Exibido 1363 vezes
Grigoli