Meu primeiro Buggy

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

Magico

Meu primeiro Buggy

Mensagem por Magico »

Olá amigos

Chegou ontem meu Automodelo Elétrico Himoto 1/10 com Motor Brushless

Imagem

Nunca tinha pilotado um carrinho exeto esses de brinquedo comprado em lojas de R$ 1,99 sem recursos nenhum.

Bom vamos lá

Decidi comprar este carrinho, por alguns motivos. Sempre quis ter um carrinho que corresse bem, e este de acordo com o anunciante da loja, disse chegar até 70Kmh.

Outra coisa que me chamou atenção e que eu havia pesquisado aqui no fórum mesmo, foi o motor não ser escovado e sim modelo Brusheles. (eu mesmo não sei o que é isso, mas já pesquisei e vi que é um exelente motor.

O carrinho realmente corre bastante (ao menos pra mim que sou iniciante), desci na praça da minha cidade (Caucaia do Alto - Cotia - SP) e pude pilota-lo sem nenhum problema. O carro responde bem aos comandos, é de fáil pilotagem, ou seja o meu 1° relacionamento com o carrinho foi maravilhoso.

Estou encantado ainda com ele. Parece coisa de criança (risos).

O Rádio que veio nele é de 2.4 G - porém irei comprar o Flysky Fs-gt3c 2.4g 3ch Rc System / Tx 3ch Bateria Cabo Usb em breve

E por fim a minha pergunta fiz uma boa aquisião? Este modelo eu vi que possui marcha Ré e tração 4 x 4, porém um diferencial a outros modelos é que tem apenas 1 marcha (isso é normal para carrinhos Buggy) eletricos ?

Bom ainda to parecendo aquela criança que conseguiu sua primeira bicicleta...

Valeu Galera - Obrigado
Magico Kiffer - Alexandre
FlavioGP
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Meu primeiro Buggy

Mensagem por FlavioGP »

Motor brushless quer dizer que não tem escova, principal item de desgaste em motor elétrico.

É incomum Buggy com mais de uma marcha, seja elétrico ou combustão.

Para seu estilo de pilotagem, é uma boa aquisição sim. Não é um carro que se pode pedir muito, querer andar forte em pista, mas para brincar é excelente.

Rádio 2.4GHz são de melhor tecnologia hoje em dia. E, se não me engano, o rádio que vem com esse carro é um GT2, um rádio que usei por um bom tempo e nunca me deu dor de cabeça. Recomendo que, antes de trocar de rádio, compre algumas baterias de LiPo e um carregador inteligente. Se quiser importar, o melhor lugar é na www.hobbyking.com

Um site muito bom para funcionamento das coisas (diferencial, transmissão, motor, etc) é o www.hsw.uol.com.br

Abraços e bem vindo à esse excelente mundo do Automodelismo!
Magico

Mensagem por Magico »

FlavioGP escreveu:Motor brushless quer dizer que não tem escova, principal item de desgaste em motor elétrico.

Para seu estilo de pilotagem, é uma boa aquisição sim. Não é um carro que se pode pedir muito, querer andar forte em pista, mas para brincar é excelente.

Rádio 2.4GHz são de melhor tecnologia hoje em dia. E, se não me engano, o rádio que vem com esse carro é um GT2, um rádio que usei por um bom tempo e nunca me deu dor de cabeça. Recomendo que, antes de trocar de rádio, compre algumas baterias de LiPo e um carregador inteligente. Se quiser importar, o melhor lugar é na www.hobbyking.com

Um site muito bom para funcionamento das coisas (diferencial, transmissão, motor, etc) é o www.hsw.uol.com.br

Carregador eu comprei o IMAX B6AC Dual Power - pelo que vi fiz uma exelente aquisição.

Já a bateria que veio nele é uma Himoto 2S 7,2 3.000 mAh (Ni-Mh) e eu não sei se o ESC permitirá a bateria de LIPO.

Porém minha dúvida muda muito da bateria de NI-MH para a de Lipo ? em todos os sentidos (custo, tempo de carga, tempo de duração, etc...)

O rádio é esse aqui embaixo:

Imagem

a bateria é essa abaixo :

Imagem

Obrigado
FlavioGP
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FlavioGP »

Magico escreveu:
FlavioGP escreveu:Motor brushless quer dizer que não tem escova, principal item de desgaste em motor elétrico.

Carregador eu comprei o IMAX B6AC Dual Power - pelo que vi fiz uma exelente aquisição.

Já a bateria que veio nele é uma Himoto 2S 7,2 3.000 mAh (Ni-Mh) e eu não sei se o ESC permitirá a bateria de LIPO.

Porém minha dúvida muda muito da bateria de NI-MH para a de Lipo ? em todos os sentidos (custo, tempo de carga, tempo de duração, etc...)

O rádio é esse aqui embaixo:

a bateria é essa abaixo :

Obrigado
Sim, é um bom carregador.

Sua bateria não tem 2s, e sim 6s (se não me engano). O ESC nada interfere em poder usar LiPo ou não. Com uma LiPo de 2s ele VAI funcionar. Só tem que ver se ele tem a função de Cutoff, que desliga o ESC quando a bateria chega a 6V (3V por celula). Se não tiver, basta comprar um buzzer.

Sim, a LiPo é extremamente melhor que NiMh. Runtime (tempo de corrida), durabilidade, força, tempo de carga. O preço é praticamente o mesmo...

Seu rádio, por hora, é excelente para brincadeira. Recomendo fortemente investir em baterias antes.

Abraços! :D
Magico

Mensagem por Magico »

Então posso adquirir uma LIPO que não terá problema algum ?

Porém esta de lipo tem que ser 2S ou 6S

Essa aqui no link abaixo seria uma boa indicação ? custa R$ 90,00

Imagem

e neste caso o que seria 20C ou 30C ?

Ja a de NI-Mh - semelhante a que veio no carrinho seria esta aqui em baixo : que custa em média R$ 99,00

Imagem

Qual melhor lugar para adquirir essas baterias (Brasil)
Rmartins
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Rmartins »

Amigo barteria são para modelos maiores tais como 1/8 e 1/5 para 1/10 utiliza-se 2s ou 3s

Recomendo uma lipo turnigy , zippy De 2s , Ai só tem de ver as dimensoes do seu carro e comparar com a bateria
Rmartins
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Rmartins »

E no seu rc 20c está de otimo tamanho , pois seu esc n exige muito da bateria
mferrocosta
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por mferrocosta »

Sugiro que você não troque de rádio. Seu rádio já é 2.4ghz, não vai notar nenhuma diferença pro gt3b. Falo porque tenho um e quase nunca uso os recursos dele, no máximo tive que inverter um canal pq o carro andava pra trás em vez de ir pra frente mas isso acho que dava pra fazer até no am antigo.
Vai sentir muita diferença com uma bateria lipo mas como já falaram olhe as medidas da caixa da bateria no manual antes e o tipo de conector do seu esc. Quantos volts ele aguenta, ie, 2s 7.4v, 3s 11.1v, 4s 14.8v e quantas baterias precisa ligar pra funcionar, carros maiores (não deve ser seu caso ) as vezes só funcionam com pares de baterias.
Talvez vc tenha que cortar os conectores que virão na bateria e soldar outros, se for comprar na hobbyking já compre tubos termocontráteis pra isolar as soldas ( acabamento mais seguro do que fita isolante ) e os conectores corretos, preste atenção se é macho ou fêmea.
Uma fonte boa pro imaxb6 também ajuda, se for pegar no Brasil na Nodaji tem umas boas e "baratas", mas não esqueca de avisar o vendedor que precisa do cabo pra ligar na tomada, ela vem sem e achar um é um saco. Infelizmente as boas, 12v de 8 ou 10a estão em falta agora e são bem mais caras que na hobbyking http://www.nodaji.com.br/index?page=search%2Fsearch_result&by=1&keyword=industrial

Compre no Brasil também uma solda decente já com fluxo, solda best, nem tente outra, um ferro de solda baratinho de uns 60w mesmo.

Se aguentar esperar, a hobbyking agora tem umas fontes baratas e legais, pro seu carregador que só aguenta até 5 amperes, uma fonte com saída 12v e 8a tá bom já. Uma fonte mais parruda ajuda a carregar as lipos mais rápido.

Outro bom investimento é um jogo de chaves hex com empunhadura 1.5, 2.0, 2.5 e 3.0mm. A maioria dos carros utiliza esse tipo de cabeça nos parafusos mas olhe o seu antes. Falo pq carrinho quebra ou precisa mexer em alguma coisa toda hora, principalmente pra lavar e as chaves allen que vem não tem boa pegada.
FlavioGP
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FlavioGP »

mferrocosta escreveu:Sugiro que você não troque de rádio. Seu rádio já é 2.4ghz, não vai notar nenhuma diferença pro gt3b. Falo porque tenho um e quase nunca uso os recursos dele, no máximo tive que inverter um canal pq o carro andava pra trás em vez de ir pra frente mas isso acho que dava pra fazer até no am antigo.
Vai sentir muita diferença com uma bateria lipo mas como já falaram olhe as medidas da caixa da bateria no manual antes e o tipo de conector do seu esc. Quantos volts ele aguenta, ie, 2s 7.4v, 3s 11.1v, 4s 14.8v e quantas baterias precisa ligar pra funcionar, carros maiores (não deve ser seu caso ) as vezes só funcionam com pares de baterias.
Talvez vc tenha que cortar os conectores que virão na bateria e soldar outros, se for comprar na hobbyking já compre tubos termocontráteis pra isolar as soldas ( acabamento mais seguro do que fita isolante ) e os conectores corretos, preste atenção se é macho ou fêmea.
Uma fonte boa pro imaxb6 também ajuda, se for pegar no Brasil na Nodaji tem umas boas e "baratas", mas não esqueca de avisar o vendedor que precisa do cabo pra ligar na tomada, ela vem sem e achar um é um saco. Infelizmente as boas, 12v de 8 ou 10a estão em falta agora e são bem mais caras que na hobbyking http://www.nodaji.com.br/index?page=search%2Fsearch_result&by=1&keyword=industrial

Compre no Brasil também uma solda decente já com fluxo, solda best, nem tente outra, um ferro de solda baratinho de uns 60w mesmo.

Se aguentar esperar, a hobbyking agora tem umas fontes baratas e legais, pro seu carregador que só aguenta até 5 amperes, uma fonte com saída 12v e 8a tá bom já. Uma fonte mais parruda ajuda a carregar as lipos mais rápido.

Outro bom investimento é um jogo de chaves hex com empunhadura 1.5, 2.0, 2.5 e 3.0mm. A maioria dos carros utiliza esse tipo de cabeça nos parafusos mas olhe o seu antes. Falo pq carrinho quebra ou precisa mexer em alguma coisa toda hora, principalmente pra lavar e as chaves allen que vem não tem boa pegada.
Boas dicas, mas deixe-me corrigi-lo rapidamente..

O carregador dele ja tem fonte embutida, ou seja, não precisa comprar fonte externa...

Chaves hex no caso dele não é necessário. O carro dele usa Phillips.

Carro grande nem sempre usa pares de baterias. O que acontece é que, algumas vezes, as pessoas preferem usar duas LiPos 2s do que uma LiPo 4s. Não quer dizer que seja obrigatório utilizar 2 baterias.

Em 1/10 utiliza-se LiPo 2s e, algumas vezes quando o ESC aguenta, 3s..

Abraços!
JoaoVictor
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por JoaoVictor »

Compra essa 2S de 5000mah que vc postou a imagem que vai dar de boa,
eu já tive um carrinho desse, e bateria de até 16,5CM de comprimento cabe nele tranquilo, e quanto a largura, é só vc tirar o suportezinho que foi feito pra segurar NiMh que cabe tudo ali...
Responder

Voltar para “Off-road”