Savage - para quem instalou o módulo de ré

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Savage - para quem instalou o módulo de ré

Mensagem por korisko »

Pessoal, instalei o módulo de ré (reverse module) na minha savage e quando fechei a caixa de engrenagens do câmbio, girando na mão, percebi que ficou bem mais duro...revisei umas 3 vezes e não percebi nada de anormal, até mm os rolamentos eu chequei...só que quando fechei, percebi que fica mais difícil de girar na mão, é assim mesmo? Fiz algo errado? A impressão que tenho é que a própria caixa de engrenagens está forçando.
Agradeço qualquer ajuda!!!
TopDriver

Re: Savage - para quem instalou o módulo de ré

Mensagem por TopDriver »

Tive esse problema e conversando com outras pessoas disseram que é assim mesmo...
HPI Savage 4.6
Motor RB .21 SW7 I - com cotovelo e pipa Novarossi - à venda
Corally RDX - mazda
Mini-z Racer Skyline/Subaru
Mini-z Mr-01 Mercedes Original Teille
Futaba 3PM-FM/Perfex

topdriverx(at)yahoo.com.br
korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por korisko »

TopDriver escreveu:Tive esse problema e conversando com outras pessoas disseram que é assim mesmo...

Valeu TopDriver, assim fico mais aliviado...ainda não liguei pra ver como ela se comporta andando, vamos ver como fica...
tiobily
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por tiobily »

só tem q passar uma graxa branca eu acho ;)

abraço!
korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por korisko »

tiobily escreveu:só tem q passar uma graxa branca eu acho ;)

abraço!

Pois é, eu passei graxa, o q fiz de diferente foi mexer nos diffs, deixei mais reforçado, será q tudo isso contribui pra deixar mais duro?
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Ela fica um pouco mais pesada para virar mesmo, principalmente se está com a ré engatada, mas tem que virar livre. Duas vezes a minha estava prendendo, e era :

1 - A tampinha de borracha da regulagem de segunda marcha estava pegando na engrenagem. Tenta tirar a tampa, inteira, dos dois buracos e veja se vira livre. Isso aconteceu quando coloquei o kit 3 marchas. Foi só gastar um pouco o caroço de borracha da tampa e blz.

2 - Esse foi difícil de descobrir : com os parafusos soltos virava livre, e ao apertar os parafusos prendia. Era o módulo de ré que não estava bem encaixado na carcaça do câmbio. Empurre ele com força para dentro da carcaça, e veja se não entra mais um golinho.

Fábio.
korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por korisko »

fabiop escreveu:Ela fica um pouco mais pesada para virar mesmo, principalmente se está com a ré engatada, mas tem que virar livre. Duas vezes a minha estava prendendo, e era :

1 - A tampinha de borracha da regulagem de segunda marcha estava pegando na engrenagem. Tenta tirar a tampa, inteira, dos dois buracos e veja se vira livre. Isso aconteceu quando coloquei o kit 3 marchas. Foi só gastar um pouco o caroço de borracha da tampa e blz.

2 - Esse foi difícil de descobrir : com os parafusos soltos virava livre, e ao apertar os parafusos prendia. Era o módulo de ré que não estava bem encaixado na carcaça do câmbio. Empurre ele com força para dentro da carcaça, e veja se não entra mais um golinho.

Fábio.

Grande Fábio, obrigado pela ajuda! Vamos lá:
1) Não tinha checado a tampinha, agora q vc falou, dei uma olhada e não estava pegando.
2) Aconteceu exatamente isso, soltava os parafusos, girava mais livre, apertava e prendia...Eu chequei se o módulo de ré estava bem encaixado numa das 3 vezes que desmontei, e deixei bem "socado" lá sim.
Agora, andei vendo umas fotos na internet e ví q tem gente que enche de graxa nas engrenagens, eu não fiz isso pq quando abri estava seco e eu mantive assim, é bom colocar graxa lá? Será que isso vai deixar mais solto?
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Já rodei 5 galões com minha savage 4.6, sendo os dois últimos 30%, e a uns 4 galões reduzi a coroa pinhão para 52/15, quase 30% mais reduzido que a original.

Já estourei duas coroas do diferencial, um dogbone traseiro e troquei as duas tulipas centrais que estavam com quase meia volta de folga, de tanto que o motor judia da transmissão com 30% de nitro e a relaçao reduzida.

No meio de tudo isso, as engrenagens do câmbio paressem que NUNCA FORAM USADAS, de tão novas, e nunca coloquei graxa. Eu dou somente uma leve lambusada com óleo de transmissão automática. É aquele vermelho, que nada me tira da cabeça que é exatamente o mesmo óleo que é vendido como after run.

Já o móduo de ré sim, precisa ser bem engraxado, pois tem acoplamento e desacoplamento de engrenagens no momento do engate.

A graxa não vai deixar mais solto.

Abraço,

Fábio.
korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por korisko »

fabiop escreveu:Já rodei 5 galões com minha savage 4.6, sendo os dois últimos 30%, e a uns 4 galões reduzi a coroa pinhão para 52/15, quase 30% mais reduzido que a original.

Já estourei duas coroas do diferencial, um dogbone traseiro e troquei as duas tulipas centrais que estavam com quase meia volta de folga, de tanto que o motor judia da transmissão com 30% de nitro e a relaçao reduzida.

No meio de tudo isso, as engrenagens do câmbio paressem que NUNCA FORAM USADAS, de tão novas, e nunca coloquei graxa. Eu dou somente uma leve lambusada com óleo de transmissão automática. É aquele vermelho, que nada me tira da cabeça que é exatamente o mesmo óleo que é vendido como after run.

Pois é, tenho minha savage a uns 3 anos e só agora fui abrir o câmbio, isso pq tinha q colocar o módulo de ré e realmente a impressão que tive é que tava tudo zerado!
Esse óleo vermelho eu tenho guardado de muito tempo atrás, da época do autorama e pelo que percebi é igualzinho ao after run tb.

fabiop escreveu:Já o móduo de ré sim, precisa ser bem engraxado, pois tem acoplamento e desacoplamento de engrenagens no momento do engate.
A graxa não vai deixar mais solto.

Legal vc me dar esse toque, só não sei de quanto em quanto tempo, mas vou abrir pra engraxar sim.
Abraço!
DJROGERIOSAVAGE

Mensagem por DJROGERIOSAVAGE »

amigos eu estou comprando um kit de 3 machas para savage ...aqle q eu uso a caixa do kit original de 2 machas e tenho um modulo de ré ... alguem pode me dizer se cabe tudo isso la dentro ou eu tenho de comprar uma caixa de cambio diferente .............obrigado
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Eu uso o kit 3 marchas + o módulo de ré na cx original da savage antiga (não X) sem problemas.

O único pé no s. é ajustar o ponto de engar da segunda marcha, pois tem que descontar o carro quase inteiro.

Meu recorde foi 31 minutos entre desligar o motor, ajustar e estar pronto para logar de novo !
korisko
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por korisko »

Pessoal, só pra dar um feed-back aqui, andei com a savage depois da instalação da ré e está tudo funcionando perfeitamente...como o amigo Fabio disse, fica meio preso, mas é normal. Abraço!
AstronautaRC
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por AstronautaRC »

Pessoal,

Uma coisa que coisa que fiz na minha Savage X foi abrir os amortecedores para trocar o óleo pois estavam pretos de tão sujos!!! e substitui mais uma vez por óleo Mineral ( NUJOL ), o que faço a mais de 7 anos e nunca tive problemas com os amortecedores ( sem falar que é bem mais barato) !!!

Agora, testei tentar colocar bexiga de balão tipo "palito" para cobrir as molas e evitar de sujar tanto mais não deu certo.... a bexiga fica muito apertada.... vou tentar agora com a capa sisntética, tipo pano de sunga para ver se funciona!!!

Abraços.
Combustão, nunca mais.....
fum4ditos
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por fum4ditos »

AstronautaRC escreveu:Pessoal,

Uma coisa que coisa que fiz na minha Savage X foi abrir os amortecedores para trocar o óleo pois estavam pretos de tão sujos!!! e substitui mais uma vez por óleo Mineral ( NUJOL ), o que faço a mais de 7 anos e nunca tive problemas com os amortecedores ( sem falar que é bem mais barato) !!!

Agora, testei tentar colocar bexiga de balão tipo "palito" para cobrir as molas e evitar de sujar tanto mais não deu certo.... a bexiga fica muito apertada.... vou tentar agora com a capa sisntética, tipo pano de sunga para ver se funciona!!!

Abraços.

Posta se der certo, estou para pegar uns amortecedores de aluminio no ebay ele ja vem com essa capa
AstronautaRC
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por AstronautaRC »

Ok Fum,

Vou fazer o teste e te digo, estou tentando achar na largura certa para encaixar nas molas.

Abraços.
Combustão, nunca mais.....
Responder

Voltar para “Off-road”