Baterias para rádio e servo

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Losfer
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Baterias para rádio e servo

Mensagem por Losfer »

Olá pessoal,

Bom, gostaria de saber de vocês qual a bateria mais indicada para o rádio e o servo. Se vocês usam recarregáveis, nimh ou nicd, alcalinas, ou mesmo aqueles packs de baterias que a galera de rc elétrico utiliza.

Mais, vocês tem idéia de qual dos dois necessita de maior corrente? Sim pois com essa informação pode-se colocar uma pilha com maior ampérexhora em um e outra com menor no outro.
Mugen MTX-4 - Novarossi 12 Plus 3ct - Futaba 3PM Super - Protoform Stratus 3.1
Team Associated - Nitro TC3
schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Baterias para rádio e servo

Mensagem por schlickmann »

Ola Losfer, o ideal é voce usar recarregaveis de NIMH ou NICAD, se voce puder comprar NIMH melhor pois dura mais, no carrinho utilize packs de 4 pilhas AA ou entao alguns carros tem possibilidade de 5 celulas 2/3 de AA que deixa os servos mais rapidos,

No radio o bom é utilizar pilhas de 1000 mah no minimo e recomendado de 1800 mah para uma boa autonomia e no carrinho 1800, para maior segurança.
Losfer
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por Losfer »

Acho que por conta da tensão das pilhas de NiMH, 1,2V, e as alcalinas, 1,5V, percebe-se uma diferença na tensão que alimenta o servo, senao vejamos:

4x1,5v = 6v
4x1,2v = 4,8v

Então, se pudesse colocar 5 pilhas de NiMH alimentando o servo, teriamos o servo sendo alimentado na tensão ideal pra ele não? e com isso tem-se uma solução mais barata do que comprar um pack de 5 celulas e um carregador especifico pra ele.

E ai, o que vocês acham dessa idéia?
Mugen MTX-4 - Novarossi 12 Plus 3ct - Futaba 3PM Super - Protoform Stratus 3.1
Team Associated - Nitro TC3
jeff-rancid
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por jeff-rancid »

Você se importa com o peso do rádio? Eu não aconselharia passar de 1000mA com pilhas ou bateria, a partir disso o peso delas cresce demais e prejudica no peso. Se você encontrar pilhas "potentes" e leves ai sim, vai com elas, mas não se preocupe, o transmissor não gasta muito. Ah, e claro, quanto mais volts melhor. Pilhas 1,2V não são legais.
Labussiere
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Labussiere »

Ola, aproveitando a pergunta, eu comprei um radio Ko propo, é preciso 8 pilhas para ele, eu comprei 8 pilhas de 1,2 v de 2700 NiNH GP, eu já usei ele com pilhas duracel alcalinas, 1,5V, eu gostaria de saber porque as pilhas 1,2 v de 2700 NiMH não são boas :roll: ?
Serpent 720 / Mega ZX12 / Ko Ex-10
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

no radio, pode usar 8 baterias de 1.2v cada sem problemas, pois esta previsto isso na utilização dele, outra que 1.2v é apenas nominal, estas pilhas costuma fornecer mais de 1.3v por um bom periodo, mesmo sob grandes demandas de amperagem, esta é a grande vantagem de usar bateria recarregaveis ao inves de pilhas no radio e no carrino, alem de serem recarregaveis, claro. veja que até mesmo em camera digitais acontece o mesmo fenomeno.

ja vi muitos casos de pessoas trocando servo e utilizando pilhas alcalinas ainda, isso é a opção menos indicada, pois pilhas alcalinas não pode fornecer a amperam necessaria que servos mais fortes necessitam...

quem precisar usar packs de 6v,no lugar das pilhas, utilzem o pack usado em MTX-3, ele é do mesmo tamanho da caixinha de 4pilhas....

pode-se montar 5 pilhas recarregaveis? sim, é a mesma coisa, um pack nada mais é que o nome de algumas dessas pilhas recarregaveis, soldadas, e embaladas. portanto, quem tiver a pratica e materiais para soldar baterias, pode-se montar em casa mesmo, mas creio que o custo seja o mesmo que comprar pronto, heim...

seithan....
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
Labussiere
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Valew Seithan, obrigado pela ajuda, e pelas dicas.
rpilagallo
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por rpilagallo »

Seithan, monto packs e não vejo o meu gasto sendo igual a comprar pronto não... Gasto R$20 em baterias para solda-las somente...
MSN: sigel_rc@hotmail.com

Voltando ao hobby.
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

R$20,00? bem, eu tambem gastei isso em 5 celulas de 600mAh ni-cd, que não entra nem 150mAh....

eu digo que se for comprar um pack de boa qualidade, exemplo hokam, de 900mAh, 90reais, e se for comprar 5 celulas de 900mAh de confiança, coisa impossivel no Brasil, a economia sera na base dos 20%, com o risco que presencio muito nas pista ne pessoas atras de ferro de solda para arrumas soldas mal feitas com estanho, lembrando que pack bem montados são com soldas " spot"

seithan...
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
TIAGO
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por TIAGO »

seithan, o pack para a bateria do carro, qual seria a amperagem mais indicada??? 1000mah seria bom? Estava pensando em comprar um servo digital para a direção, tipo 9451, uma bateria de 1000 aguentaria bem?? e mais uma, sei que o ideal é usar carregadores especificos com o triton, mas muita gente usa aqueles carregadores da futaba, porem não carrega 100% e o pack não dura o que deveria... existe algum carregador que seja bom e barato???
Valeu
Labussiere
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

TIAGO escreveu:seithan, o pack para a bateria do carro, qual seria a amperagem mais indicada??? 1000mah seria bom? Estava pensando em comprar um servo digital para a direção, tipo 9451, uma bateria de 1000 aguentaria bem?? e mais uma, sei que o ideal é usar carregadores especificos com o triton, mas muita gente usa aqueles carregadores da futaba, porem não carrega 100% e o pack não dura o que deveria... existe algum carregador que seja bom e barato???
Valeu

Ola Tiago, você falou que esta precisado de servos digitais da futaba, Estou vendendo 2 servos mod. 9451 anunciados aqui, de uma olhada em

www.rcmasters.com.br/i...pic&t=1059

Os servos etão em embalagem lacrada realmente novos, sem nenhum uso. Estou pedindo 220 reais em cada.

meu tel é 11 6675-9904
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

bem, pack de 1000mAh, com 2 servos digitais, deve durar +/- pouco mais de 30 minutos, este tipo de servo consome bastante...

na minha opnião, recarregadores lento barato ou rapido caro, ambos carregam perfeitamente, se as baterias forem de qualidade, claro, agora, aquele recarregadores rapidos burros sim podem danificar ou nem recarregar direito! portanto, o recarregador que vem no radio é bom sim, embora demore mais, carga lenta sempre foi uma melhor opção.

não economise num pack, para comprar um recarregador de 100dolares, esta é minha opnião.

eu fiz uns testes com os packs da hokan, de 900mAh, logo de primeira pega mais de 1100mAh de carga! , ja vi pack comprado da china, de 1100mAh, que não entra nem 600...esta é a grande dificuldade , é muito dificil saber se a bateria presta ou não, a unica alternativa é comprar de marca, tipo mugem, kyosho, futaba, hokan, que arriscar a pagar menos da metade e adquirir algo pela metade do preço que pode te deixar na mão...

seithan....

RC Number1

Imagem
Cassio
Moderador
Moderador

Mensagem por Cassio »

Opa, só para o pessoal analisar um pouco..

Está certo que varia muito de caso para caso, e o quanto o piloto usa seu carrinho durante um dia, o quanto está disposto gastar em $$ e etc.

Eu comprei meu V1S no final de 2002. Junto com o V1S comprei um carregador futaba 9.8 / 4.8V - 50mAh.
Depois no final de 2003 eu comprei meu V1RR (este comprei usado, portanto o pack dele já estava sendo usado, ciclado, carregado e tudo mais durante algum tempo).

Até hoje, julho de 2006, uso o mesmo pack e o mesmo carregador. uahuahhuahua

Sendo meu servo de direção digital, o pack acredito que seja uns 600mAh, mas como diz o seithan, não sei quanto mAh "entra" nele..

No dia da corrida tem sido assim: uns 5min de treino, depois 5Min tomada de tempo, depois 13 min (pista aberta + semifinal), e por ultimo 23 min (pista aberta + final)

Ou seja, no mínimo 46 minutos com o radio ligado na pista com os servos se movimentando e drenando o pack. Sem contar alguns minutos antes e depois de cada etapa, as vezes mais uns 1 ou 2 tanques de treino e ajustes e etc

NUNCA meu pack acabou!.... Deixo ele sempre carregando umas 12 ou pouco mais horas antes de ir pra pista...

Acredito que muitas pessoas já terão vendido seus carros e packs que tanto perguntam e pagam caro nesses packs de 1800mAh..... e eu ainda vou estar andando com meu rr véio e o mesmo pack... uahuhahuauahu

Portanto, esqueçam... só se forem participar de provas com mais de 1 hora de duração, ou então esquecerem de carregar o pack pra ter problemas... caso contrário eu já teria tido tb não acham? pack 600?mAh de trocentos anos NiCd que tem efeito memória e blábláblá sendo que nunca descarreguei, ciclei, etc, carregando no futaba 50mA... uahahuahuahu usando servo digital e tudo mais...
Ou vcs são muito medrosos ou eu que sou louco... uahahuahuahuuh

Cuidado também para produtos falsificados ou coisa do tipo, fora esses casos, ou seja, um pack decente, carregado, e usando dentro de uns 40min, ta tranquilo..
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

poie é cassio, seu pack tem capacidade desconhecida, porem certamente é de boa qualidade, e como disse, estes recarregadores lentos são os melhores, não fodem a bateria , e eles duram o ciclo de 500 recargas..
mas que vc poucas vezes termina a corrida, verdade seja dita....rs...brincadeirinha...eheheh

ah so para comentar, na pista da ajarc a tendencia é durar mais mesmo, quase não tem curvas, quero ver seu pack durar uma corrida de 30 minutos em piracicaba....

po cassio, espero que quando vc comprar o RRR , não tente aproveitar este pack, né...

seithan....

RC Number1

Imagem
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

ah, eu tbm uso o mesmo pack no RRR deste que vendi o RR pro cassio...ehehe

seithan...

RC Number1

Imagem
Responder

Voltar para “Rádio”