Help Motor???

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

renatobena
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Help Motor???

Mensagem por renatobena »

Beleza pessoal,

Estou com algumas dúvidas em relação a regulagem do motor do meu FW-05t+...

Quais são elas:
1) O que acontece quando vou fechando a agulha de alta? E o que acontece quando eu abro?

2) O que acontece quando vou fechando a agulha de baixa? E o que acontece quando eu abro.

3) Agulha de marcha lenta?

4) Spray bar?

5) O que significa motor Gordo e Magro?

Valeu pessoal agradece qualquer ajuda...

Renato Bena
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Help Motor???

Mensagem por Abib »

Fala Xará.. Sua bateria parece estar muito bem (só deu um vôo) até o momento.. hehe!

Cara, espero que você não tenha mexido nas agulhas (ainda).

Seguinte:

A agulha de Alta regula a alimentação de combustível em altas rotações.

A Agulha de Baixa regula o combustivel em baixas rotacoes

O Spray Bar regula a mistura entre o ar e combustivel. Sao pouquissimos motores (com excessão dos PRO) que vem com estas 3 agulhas. Normalmente existe uma agulha e alta e outra de baixa.

Um motor gordo é quando ele está com uma mistura muito rica: Muito combustivel e pouco ar. Normalmente se percebe que o motor está gordo quando vc acelera ele ao máximo e ele não "apita", ou chega em sua rotação máxima, seguido de uma pouta fumacera saindo do escapamento.

Isso acontece por que a agulha de alta está muito aberta, deixando ir muito combustível pra camara em alta rotação.

Quando um motor é novo e ainda não foi amaciado, ele é gordo de fábrica. Assim ele roda em baixas rotações e com bastante lubrificação, o que o deixa com as folgas necessárias pra rodar no máximo de eficiencia.

Isso significa: SÓ MEXA NA AGULHA DE ALTA DEPOIS DE TER AMACIADO SEU MOTOR!!

Depois de amaciado, vc pode fechar um pouco a agulha de Alta. Pouco que eu digo é 1/8 de volta, ou 45º..

Mas vc precisa fechar a agulha só até o momento em que o motor trabalhe à 120ºC. Se vc fechar muito a agulha, ele vai ficar muito magro (palavra dificilmente usada) ou fino, e seu motor vai superaquecer.

Dependendo de como estiver a temperadura, a umidade e a densidade do ar, vc vai precisar fechar ou abrir a agulha de alta. Tudo depende de como a temperatura do motor se comportar durante as primeiras voltas.

Agulha de baixa: NAO MEXA!!!

SprayBar (se tiver): NAO MEXA!!!

A agulha de baixa serve pra ditar a alimentação à baixas rotações. Dependendo da forma que vc mexer (caso tenha mexido) vc vai precisar mexer também na agulha "do ar" que limita o curso do tambor do carburador.

Mas a teoria básica é: Mantenha o motor em marcha lenta por 5 segundos e acelere de uma vez só. Se sair muita fumaça durante a aceleração, feche 1/16 a agulha de baixa.
Se ele engasgar pra acelerar ou morrer sem muita fumaça, abra 1/16 a 1/8 a agulha de baixa..

Mas a idéia e não mexer nas configurações originais da agulha de baixa. Senao vira uma festa de fecha aqui, abre alí e "tenta desse jeito".. e a coisa fica complicada..
renatobena
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Putz...cara....

Muito obrigado...

Esclareceu muita coisa mesmo...

Ahhh...mas meu carro não é novo e ele já está amaciado...rsrsrrs

Brigadão...
Renato Bena
italoborges
Contato:

Mensagem por italoborges »

Estou tendo estes problemas.
Li o manual e vi algumas informações.
O meu quando liga está muito acelerado, tenho que fechar ou aumentar a marcha lenta ?

Outra coisa, tem um outro ajuste no controle que não entendi muito bem.
Se deixar o botão no mais baixo ( para direita ), o carro não anda, mas se eu aumentar ( para esquerda ) ele aumenta a aceleração e começa a querer andar, isso está certo ?

Abraços
wagnerrs
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por wagnerrs »

AGULHA (PARAFUSO) DE ALTA = é o parafuso (geralmente dourado) que fica inclinado. Ele regula a entrada de combustível em alta rotação (RPM).

AGULHA (PARAFUSO) DE BAIXA = parafuso ligado ao servo do acelerador. Controla a quantidade de combustível em baixas RPM.

PARAFUSO DA MARCHA LENTA = parafuso da parte de traz do carburador. Controla a RPM em ponto morto (carro parado), ou seja com o carburador totalmente fechado.

MISTURA RICA (GORDA) = tem MUITO combustível entrando em relação ao ar. Menor performance e muita fumaça saindo pela pipa.

MISTURA POBRE (MAGRA) = tem POUCO combustível entrando em relação ao ar. Se estiver muito magra = SUPERAQUECIMENTO porque existirá pouco combustível e óleo para lubrificar e resfriar o motor. Mistura pobre resulta em maior performance, porém, o motor aquece mais e pode causar “falta” em alta aceleração.

EMAGRECER (empobrecer) a mistura = apertar o parafuso de alta (sentido horário).
ENRIQUECER a mistura = afrouxar o parafuso (sentido anti-horário).
Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411
renatobena
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

italoborges,

Se vc fechar a agulha de marcha lenta o carro fica mais acelerado e se abrir o carro vai perdendo aceleração.

Ok... ;)
Renato Bena
italoborges
Contato:

Hum... entendi!
E esse esquema do controle, se abrir mais o carro fica acelerado, se abrir menos diminui a aceleração, essa parte que não entendi.
Qual ponto devemos deixar ?
renatobena
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

italoborges,

A agulha de marcha lenta é um parafusinho que fica no motor.
Esta regulagem de marcha lenta é pra quando seu carro estiver parado.
Se você apertar o parafuso de marcha lenta o carro fica MAIS acelerado e se você afouxar o parafuso de marcha lenta o carro fica MENOS acelerado.

Cuidado para não confundir: Marcha Lenta não é a mesma coisa que a Agulha de Baixa...Este foi o erro que eu cometi...Achei que era a mesma coisa...Mas não é.

Entendeu agora???
Renato Bena
italoborges
Contato:

Entendi, tbm estava cometendo este erro! rsrs
Valeu ai pelo esclarecimento.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Vou tentar dar o nome aos Bois:

Imagem

O Parafuso de Marcha Lenta costuma ficar apertado de forma a deixar o tambor de 0.2 a 0.6mm aberto quando o carro está freiado.

Se vc deixar o tambor aberto em 0.5mm (padrão) a sua marcha lenta deve ficar constante: não tão baixa a ponto de morrer também não tão alta a ponto de girar as rodas.

Se tiver muito acelerado, aí sim vc deve abrir a agulha de baixa pra reduzir o giro.

Se tiver muito baixo o giro, aí sim vc deve fechar a agulha de baixa pra aumentar o giro.

MAS ISSO APENAS EM ULTIMO CASO!!! Não é costume mexer demais da agulha de baixa.. Apenas na de alta.
wagnerrs
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por wagnerrs »

Esse carburador ai parece que ta ao contrário????
Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411
Passamal
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Passamal »

ta sim mas sei la vai ver q ele usa assim ou ele dexo assim pa pode tira a foto e explicar para nosso colega...
ImagemImagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

É.. Tá ao contrário sim.. esqueci de falar.. :)
É que assim dá pra ver o lugar de todos os parafusos..

E além do mais, tem carros (como o Inferno) em que o servo do acelerador ficam do lado esquerdo...

PS: Até agora eu não sei por que usei essa cor de cocô-di-nenê pro texto.. :)
Passamal
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por Passamal »

huahuaha
eh realmente essa cor do texto ta um tanto qto engraçada huahuaha
ImagemImagem
Responder

Voltar para “On-road”