Especificações Sirio Evo 3

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

mirim

Especificações Sirio Evo 3

Mensagem por mirim »

Boas,

Alguem sabe dizer quais as especificações técnicas do Sirio Evo 3, hp e rpm?

Cumprimentos
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Re: Especificações Sirio Evo 3

Mensagem por nicotari »

Sirio EVO 3

Curso: 13,7 mm
Diâmetro: 14 mm
Capacidade cúbica: 2,11 cm3
Peso: 231 gramas
RPM maximo*: 39.300 RPM (reais na pista)
Potência no eixo*: 1,82 HP (e 1,71 na roda).

*Valores médios levando-se em conta uma carburação perfeita, com combustível de ótima qualidade e 16% de nitrometano.
Valores relevados a:

22ºC
67% humidade
1012 Mb presão atmosférica

Marco Nicotari
ma chi ca... me lo fa fare?
paulo2fast
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por paulo2fast »

Nicotari

No caso de se rodar o EVO3 com 20% de nitro qual o valor correto para as arruelas (shim), a configuração original de fábrica comporta rodar com os 20% de nitro sem alterar a taxa..

obrigado

Paulo
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

Paulo,

O ideal, como sempre digo, é usar 16%. Como não existe combustível comercial no Brasil que se possa confiar na quantidade de nitro, usar 20% comercial é como usar 10%...Não da pra definir a nao ser mandando pra analise, e se o fizerem, vai dar processo! eheheheh
Partindo desse principio, pode usar os 20% sem alterar nada. Depois, certamente é bom abrir e verificar a coloração que te diz tudo. Teoricamente vc deveria adicionar de 0,04 a 0,07mm (dependendo da medida exata de squish) mas pode usar do jeito que vem sem problemas.
Lembrando que o gap a ser utilizado com 16% vai de 0,35 a 0,45mm em base à pressão atmosférica.

Abraço,

Marco Nicotari
paulo2fast
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Valeu Nicotari

A última medição do squish gap com o relógio comparador marcou 0,36. isto eu rodando com o 16%.

abraços
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

Onde vc esta andando?
Que pista?
paulo2fast
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Oi Nicotari

Opa, obrigado por responder minhas dúvidas, custumo andar em jundiai no parque e em inadaiatuba.

abraços..
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

Ok, então daria até pra descomprimir um pelinho se vc usasse 16%. Ai fica a prova de que com o combustivel que vcs usam, a quantidade de nitro é inferior à indicada. Quabdo uso 16% em Indaiatuba ou Jundiai com meu combustivel, se uso 0,36mm de squish, frito tudo. Ja aconteceu de eu errar o setting do meu altimetro/barometro e quebrar 4 motores em um dia no Carrefour Tatuapé no começo do ano. Foram os unicos 4 que quebrei na vida, porém, foi falta de atenção. Digo isso, pra vc entender que as medidas que passo aqui são para a quantidade efetiva de nitro declarada. Se vc anda com 0,36 e não frita, quer dizer que o teu combustivel não tem nem 16% de nitro.

Abraço,

Nicotari
paulo2fast
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Ok Nicotari

Valeu pelas dicas, vou experimentar um 20% e ver as diferenças, que pode então ser que estou usando na verdade 15% de nitro.. então ai já existe uma folga, nestes combustíveis que utilizamos.

abraços..
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

E bota folga nisso....eheheheheheh..´são FÉRIAS......
mirim

Mensagem por mirim »

Obrigado pela resposta das especificações do sirio evo 3, em portugal nunca me souberam dar os valores ao certo.

Fica bem nicotari
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

Mirim,

Quando tiver dúvidas pode contactar-nos, pois estou em contato direto com o fabricante, o que torna as informações bem mais precisas e rapidas.

Abraço,

Marco Nicotari
takeda
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por takeda »

Nicotari,

"Como não existe combustível comercial no Brasil que se possa confiar na quantidade de nitro, usar 20% comercial é como usar 10%..."

Estou observando o topico e gostaria de saber qual combustivel voce utiliza. Atualmente estou rodando com Byron, mas já usei o SideWinder. Eles não possuem a quantidade correta de nitro?

"Partindo desse principio, pode usar os 20% sem alterar nada. Depois, certamente é bom abrir e verificar a coloração que te diz tudo."

Outra dúvida, e desculpe minha ignorancia sobre o assunto :), qual seria a coloração ideal? Eu tenho q desmontar todo o motor ou posso ver só retirando a vela?

valeu
VICE-CAMPEÃO BRASILEIRO 2007 - PRÓ BORRACHA
VICE-CAMPEÃO GOIANO 2008 - PRO12
G4RS/E4RS - NOVAROSSI FLASH/LRP - 3PKS - MATRIX/SOREX

Sponsored by WT2 BRASIL
R/C Clube de Goiânia
nicotari
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por nicotari »

Takeda,

O combustível que uso é o meu. Eu fabrico. Quanto à quantidade de nitro, eles são fabricados com a quantidade,. mas da fabricação ao uso que vc faz, tem muito tempo e o nitro é volátil assim como o metanol...Pense vc mesmo...
Quanto à coloração, o ideal para uma queima perfeita é depois de 1 hora de uso (partindo de um pistão completamente limpo) ter a cabeça castanho claro e bem brilhante. A mesma cor vale pra camara de combustão e essa regrinha vale pra qualquer marca de motor. Se estiver preto (sempre partindo de um pistão limpo) , estã descomprimido demais, ou seja, ou tem a camara muito distante do pistão ou a quantidade de nitro é insuficiente pro squish-gap que vc usa. Se por outro lado, estiver cinza e seco, está muito comprimido, mas ele te dará sinais disso antes, tais como superaquecimento, queima de velas em sequencia...não deixe passar muito tempo nessas condições, pois o dano será maior.

Abraço,

Marco Nicotari.
EMILIOGABRIEL

Mensagem por EMILIOGABRIEL »

ALGUEM SABE.. ONDE POSSO ENCONTRAR KIT CAMISA PISTÃO E BIELA PRA ESSE MOTOR (SIRIO 3 EVO)?
Responder

Voltar para “Motor”