Preparo e manutenção do modelo para areia ou praia !!!
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman
Preparo e manutenção do modelo para areia ou praia !!!
Pessoal depois do sucesso do tutorial de como instalar a telemetria na revo vou ilustrar aqui outro assunto bem comentado topicos afora que é como proteger rolamentos para andar em areia fina ou praia...
Quem tem acesso a esses lugares sabe a diversao que é capotar sem culpa ou dó e o prazer de subir uma duna de areia que nem doido !!!
Com certeza vale o esforço da limpeza e todos sabemos que os componentes que realmente sofrem nesse caso sao os pobres rolamentos ja que o resto do carro se resolve com um jato de ar !!!
Este procedimento pode ser aplicado em qualquer rolamento do carro e protege inclusive contra a maresia (sei disso porque moro na praia e ja tinha que fazer em meus on roads mesmo sem andar na praia pq aqui TODO lugar tem areia)
Entao vamos la !!!
Quem tem acesso a esses lugares sabe a diversao que é capotar sem culpa ou dó e o prazer de subir uma duna de areia que nem doido !!!
Com certeza vale o esforço da limpeza e todos sabemos que os componentes que realmente sofrem nesse caso sao os pobres rolamentos ja que o resto do carro se resolve com um jato de ar !!!
Este procedimento pode ser aplicado em qualquer rolamento do carro e protege inclusive contra a maresia (sei disso porque moro na praia e ja tinha que fazer em meus on roads mesmo sem andar na praia pq aqui TODO lugar tem areia)
Entao vamos la !!!
Re: Preparo e manutenção do modelo para areia ou praia !!!
Apos retirar os pneus e desmontar a suspensao... Ai meu Deus... a pior parte... heheheheheheh
Voce tera acesso aos principais rolamentos ( os que mais sujam )
Detalhe para meu suporte "by coral" kkkkkkkkkkk
Essa semana crio coragem e faço um de pvc...
Voce tera acesso aos principais rolamentos ( os que mais sujam )
Detalhe para meu suporte "by coral" kkkkkkkkkkk
Essa semana crio coragem e faço um de pvc...
- Anexos
-
- img_3519.jpg (120.11 KiB) Exibido 1525 vezes
Primeiro dei um jato de ar em cada rolamento pq nao dava nem pra ver esse retentor azul da crosta de areia e graxa que ficou... e ao girar o rolamento apos o jato de ar dava pra ouvir o barulho da areia dentro dele... e ele tb nao girava livremente dava pra perceber a resistencia...
Com uma agulha bem fina retira o retentor ( eu prefiro pelo anel de dentro )
Com uma agulha bem fina retira o retentor ( eu prefiro pelo anel de dentro )
- Anexos
-
- img_3521.jpg (108.89 KiB) Exibido 1524 vezes
Apos retirar todos os retentores dos dois lados dos rolamentos....
- Anexos
-
- img_3525.jpg (122.92 KiB) Exibido 1523 vezes
Usei qualquer coisa que prendesse o rolamento para ele nao voar com o jato de ar...
- Anexos
-
- img_3522.jpg (76.09 KiB) Exibido 1522 vezes
Aplica silicone em spray para literalmente lavar o rolamento....
Tem gente que mete agua e sabao, deixa de molho no detergente... mas eu evito qualquer coisa relacionada a AGUA quando to mechendo com aço principalmente onde tem maresia...
Nao precisa muito umas 2 espirradinhas e ele ja esta completamente cheio de silicone, alem disso o silicone dissolve todo oleo e graxa q restou dentro do rolamento....
Tem gente que mete agua e sabao, deixa de molho no detergente... mas eu evito qualquer coisa relacionada a AGUA quando to mechendo com aço principalmente onde tem maresia...
Nao precisa muito umas 2 espirradinhas e ele ja esta completamente cheio de silicone, alem disso o silicone dissolve todo oleo e graxa q restou dentro do rolamento....
- Anexos
-
- img_3523.jpg (119.71 KiB) Exibido 1521 vezes
Com o rolamento ainda encharcado de silicone passe um jato de ar nele ate ficar seco de novo... agora é bom dar uma girada nele e ver se aida faz barulho de areia, se sim repetir o procedimento dos dois lados ate ficar limpo...
- Anexos
-
- img_3524.jpg (116.92 KiB) Exibido 1520 vezes
Depois de limpar todos aplico WD-40 nas bolinhas e agora ao girar ele se comporta de novo como um rolamento 0 Km, sem barulho e fica girando um bom tempo ate parar... sinal de que esta limpo...
Deixo secar por uns 20 minutos e depois aplico esse oleo...
Esse oleo achei procurando algo que tivesse uma viscosidade parecida com o oleo original que vinha num rolamento novo, ele é quase uma graxa bem fina como graxa branca mas menos pastoso... encontrei esse que é um oleo bem viscoso especial para correntes de bicicleta a prova dagua, proprio para condiçoes extremas de trabalho como lama, areia , agua e neve... encontrei em uma loja de biciletas mesmo e paguei 15 reais nesse vidro enorme...
Deixo secar por uns 20 minutos e depois aplico esse oleo...
Esse oleo achei procurando algo que tivesse uma viscosidade parecida com o oleo original que vinha num rolamento novo, ele é quase uma graxa bem fina como graxa branca mas menos pastoso... encontrei esse que é um oleo bem viscoso especial para correntes de bicicleta a prova dagua, proprio para condiçoes extremas de trabalho como lama, areia , agua e neve... encontrei em uma loja de biciletas mesmo e paguei 15 reais nesse vidro enorme...
- Anexos
-
- img_3526.jpg (116.98 KiB) Exibido 1519 vezes
Agora sim vem o grande segredo que demorei pra descobrir q é uma forma de evitar que a areia entre de novo na proxima aventura, apos testar um monte de coisa descobri a vaselina sólida... antes usava aquela graxa de trator, aquela marrom que vem em potes amarelos... ela funciona igual mas mela muito e a vaselina tem muito mais beneficios por exemplo: nao ataca plasticos, borrachas ( o´rings ) é mais facil de dissolver com silicone e sai mais facil com o jato de ar... ela tambem nao interfere com os outros oleos usados e eh muito barato... acha facil em lojas de material de construção... (usa-se muito para passar fios em conduites nas obras)
voce tem que melar mesmo, passa a ponta do dedo cheio de vaselina ate selar o rolamento no seu lugar de encaixe... isso faz com que a inevitavel areia grude nela e junto com o retentor isso impede que ela entre dentro do rolamento permitindo que voce ande varias vezes antes de precisar fazer tudo de novo, mas sempre apos cada uso dou uma giradinha nas rodas num lugar silencioso pra ver se aparece aquele caracteristico barulho de areia em algum deles... aí entao limpo só o que apresenta o problema...
voce tem que melar mesmo, passa a ponta do dedo cheio de vaselina ate selar o rolamento no seu lugar de encaixe... isso faz com que a inevitavel areia grude nela e junto com o retentor isso impede que ela entre dentro do rolamento permitindo que voce ande varias vezes antes de precisar fazer tudo de novo, mas sempre apos cada uso dou uma giradinha nas rodas num lugar silencioso pra ver se aparece aquele caracteristico barulho de areia em algum deles... aí entao limpo só o que apresenta o problema...
- Anexos
-
- img_3528.jpg (125.03 KiB) Exibido 1518 vezes
E é isso... o unico problema do processo é que um compressor de ar pra mim é indispensavel para limpar tudo depois, quem tem sabe a diferença que faz, ja limpei mto carro com pincel e ninguem merece, hoje uso essa energia neste tipo de cuidado que permite muito mais diversao sem detonar o modelo...
Acredito tambem que assim como esse processo todo que expliquei a vida é baseada em experiencias e este é o metodo que eu uso... se alguem tiver alguma sugestao podemos mudar alguns passos ou os materiais e oleos utilizados... centenas de cabeças pensam muito melhor que uma.... ja tentei isolar os rolamentos com bexigas de festa ( como aquelas coifas azuis originais) mas dessa forma obtive os melhores resultados...
Fica aí a dica... quem tiver duvidas é so perguntar !!!
Abraços
Acredito tambem que assim como esse processo todo que expliquei a vida é baseada em experiencias e este é o metodo que eu uso... se alguem tiver alguma sugestao podemos mudar alguns passos ou os materiais e oleos utilizados... centenas de cabeças pensam muito melhor que uma.... ja tentei isolar os rolamentos com bexigas de festa ( como aquelas coifas azuis originais) mas dessa forma obtive os melhores resultados...
Fica aí a dica... quem tiver duvidas é so perguntar !!!
Abraços
Meus parabéns Bocardi, ótima ideia essa da vaselina, mas eh bem nessa, vc tem q ir fazendo experiencias para finalmente chegar no objetivo, proxima manutenção q eu fizer na minha Revo vou aplicar esse novo metodo mt eficaz, parabéns novamente....
Abraço
Abraço
Mateus Sandrin - Garibaldi Serra Gaúcha
Valeu cara, hj já nao me agüentei sexta feira um caminhão de areia descarregou numa obra aqui na rua de casa... E bem atras do morro de areia tem um mato bem fofo... Perfeito, kkkkkkk mandei bala e o carro ficou imundo, mas depois de passar um ar tava sussa... Nenhum barulho de areia nos rolamentos... Pronto pra outra!!!MattSann escreveu:Meus parabéns Bocardi, ótima ideia essa da vaselina, mas eh bem nessa, vc tem q ir fazendo experiencias para finalmente chegar no objetivo, proxima manutenção q eu fizer na minha Revo vou aplicar esse novo metodo mt eficaz, parabéns novamente....
Abraço
Só me f... Numa coisa , sem querer espirrei um pouco de wd no disco de freio... Achei que com o atrito nao ia dar nada... O negocio eh tão liso q o carro nao para mais.. Acho q vou ter que passar um álcool no disco e nas pastilhas...
- lukits
- Piloto Master

Ficou legal, boa dica ate pra quem tem os modelos elétricos da traxxas como eu hehe...
Só me diz uma coisa, como tu protege as borrachas da homocinetica? Eu comprei elas e andei 5 vezes, uma ja foi...
Só me diz uma coisa, como tu protege as borrachas da homocinetica? Eu comprei elas e andei 5 vezes, uma ja foi...
Cara essa borracha não tem jeito, diferente das outras ela eh a que sofre mais estress porque gira junto com o eixo e se seu carro estiver meio alto ela ainda fica dobrando por causa do angulo da homocinetica, então eh como pegar um Plastico e dobra lo de um lado para o outro até quebrar...
Se você manter ela bem hidratada usando wd40 mesmo ou até essa vaselina com ctz vai durar mais, tem pra vender no mercado livre originais e não e cara, mas você tambem pode comprar aquelas bexigas de festa( daquela comprida que os caras fazem cachorrinho...) azul e colocar, até que vai durar bastante e como eh fácil e barato sempre q rasgar você troca!!!
Abraços...
Se você manter ela bem hidratada usando wd40 mesmo ou até essa vaselina com ctz vai durar mais, tem pra vender no mercado livre originais e não e cara, mas você tambem pode comprar aquelas bexigas de festa( daquela comprida que os caras fazem cachorrinho...) azul e colocar, até que vai durar bastante e como eh fácil e barato sempre q rasgar você troca!!!
Abraços...
- lukits
- Piloto Master

Valeu pela dica.
Mas o que falo eh que vc paga 30 reais e destrói em 2 horas... O meu carro ate ta alto, mas depois que eu pulo a traseira abaixa por causa do peso das baterias e nao volta ao normal mais... Enfim, vou deixar rasgado mesmo e troco o parafuso de tempos em tempos. Nao tenho 30 conto pra gastar assim hehehe
Mas o que falo eh que vc paga 30 reais e destrói em 2 horas... O meu carro ate ta alto, mas depois que eu pulo a traseira abaixa por causa do peso das baterias e nao volta ao normal mais... Enfim, vou deixar rasgado mesmo e troco o parafuso de tempos em tempos. Nao tenho 30 conto pra gastar assim hehehe