E aí vale a pena? OS 15 cv

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

cadinho.bh
Piloto
Piloto

Re: E aí vale a pena? OS 15 cv

Mensagem por cadinho.bh »

trollah escreveu:olha.... garanto q a fabrica n quer enganar ninguem... e uma coisa a se levar em conta Seithan... Diferença entre motor TURBO e NORMAL... e outra!!! POTENCIA NAO SIGNIFCA VELOCIDADE!!!! OLHE COM ATENÇAO!

o .18 tem 3cc... OU SEJA! UM PISTA COM DIAMETRO MAIOR!!! o que SIGNIFICA??? MUIIIIITO TORQUE!!! MUIIITA POTENCIA!! porem pouco RPM!

os .12 .15 tem pistoes com diametro menor... portanto... menso torque mais RPM...

e se infelizmente vc n confia na fabrica q disponibiliza os dados.. ai fica facil... compra um dinamometro faz todos os testes com bases cientificas... comprova a real potencia e processa a fabrica... ai vc fica rico... mas eu quero 10% de cada açao q vc ganhar... pois eu dei a ideia...

100+

Olha Throlla,

Acho que você tá confiando um pouco de mais na fábrica. Não entendo nada de RC, mas já lido com som automotivo a algum tempo, não sei se vc curte, mas se sim, vai saber a diferença entre potência PMPO e RMS.
A PMPO é tida como uma "falsa potência" e a RMS seria a real.

Hoje, já existem empresas mudando a forma de analisar seus amplificadores e alto falantes para que a potênica real, ou seja RMS possa ser mascarada, afim de apresentare um resultado verdadeiro, mas inatingível em situação real de utilização. Não quer dizer que a informação é falsa, mas pode ter sido analizada de forma a apresentar um resultado melhor.

Por exemplo, voltando aos automóveis, mas agora escala 1:1 hehe, você pode escutar que meu pálio 1.4 tem potência de 100cv, basta você tirar o motor e testá-lo em um dinamômetro de mesa. Agora caso você teste o mesmo motor instalado no carro, em um dinamômetro de rolo, perceberá que haverá uma perda de algo em torno de 20%, alcançando com isso os 80cv indicados pela FIAT. E aí, qual é a potência certa, a 1ª ou a segunda... AS DUAS, mas certamente a FIAT se quisesse fazer uma propaganda mais chamativa para seu motor 1.4 poderia falar que o motor tem 100cv. Só pra completar, não acho que meu motor tenha 100cv, acho q a potência mascarada é a de 80 mesmo, dei o exeplo acima somente com o intuito de exemplificar.

Portanto, continuo com minha dúvida. Quem ja viu o 15 cv andando, acha que ele seria melhor que meu 18ss, ou ninguém saberia responder isso com base prática. (Fora o querido amigo Marco Aurélio, que já deixou clara a sua preferência pelo 15cv) :lol:

Bom, mas de qualquer forma, essa dúvida será tirada esse FDS pois testaremos o tão questionado motor no meu humilde chassi.

Muito Obrigado

Ricardo
MAsterDV
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por MAsterDV »

trollah escreveu:olha.... garanto q a fabrica n quer enganar ninguem... e uma coisa a se levar em conta Seithan... Diferença entre motor TURBO e NORMAL... e outra!!! POTENCIA NAO SIGNIFCA VELOCIDADE!!!! OLHE COM ATENÇAO!

o .18 tem 3cc... OU SEJA! UM PISTA COM DIAMETRO MAIOR!!! o que SIGNIFICA??? MUIIIIITO TORQUE!!! MUIIITA POTENCIA!! porem pouco RPM!

os .12 .15 tem pistoes com diametro menor... portanto... menso torque mais RPM...

e se infelizmente vc n confia na fabrica q disponibiliza os dados.. ai fica facil... compra um dinamometro faz todos os testes com bases cientificas... comprova a real potencia e processa a fabrica... ai vc fica rico... mas eu quero 10% de cada açao q vc ganhar... pois eu dei a ideia...

100+

Caro amigo Trollah, creio que deve ter se enganado e mais possívelmente trocado sem querer as informações quando fala a respeito de diagramas de motores, quanto ao 18ss vc esta certo, geralmente maior cilindrada significa mais torque devida maior capacidade cúbica (temos como exemplo o Viper 8.0 80 Kgf torque mas que só possui 2 valvulas por cilindro e como todos sabem nao é um motor de alta tecnologia, retira-se a força de 400 cv única e exclusivamente da cilindrada, 8000cc dividido por 400 são miseros 50cv por litro o que qualquer Uno Mile 1.0 tem mais ), os motores OS possuem pistão com diametro menor, consequentemente se tem a mesma capacidade de outro motor .12 ou .15 ele possui um maior curso, os motores de maior curso do Virabrequim possuem uma alavanca maior e como gastam mais tempo para completar uma volta geralmente giram menos, mas devida a seu maior curso do eixo eles possuem maior torque do que os motores com pistão mais largo, cursos menores giram mais rápido, e como possuem o menor curso seu ciclo é mais rápido, por isso giram mais. O torque dos motores aparecem principalmente na parte de descompressao do motor, se vc tem dois motores tecnicamente iguais, os dois .15 e um vc tem pistao largo e no outro vc tem pistão mais estreito, o que tem pistao mais estreito terá maior curso, sendo assim o espaço entre a janela mais alta que é a de descarga para o cabeçote será maior do que o de pistão mais largo, com maior distancia para a mistura que entra em explosão impurrar o pistão a força contínua (torque) será maior e o outro fará isso bem mais rápido por ter um menor curso a completar, menos torque e mais giro.... (pense nisso!!! me dê uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo!!! lei das alavancas)

Não que o 18ss gira mais do que o OS 12cv, isso nao é regra, existem mil coisas que podem deixar o OS mesmo com maior curso girando mais e com maior torque, tipo, largura de janelas, espelhamento e tratamento do eixo, se as suas peças internas fossem feitas de Berillo como na F1 vc teria um motor internamente 45% mais leve que facilitaria a retomada e o giro do motor... bom vc entende o que eu quero dizer...

Tentei ser bem claro, tenho certeza que deve ter confundido os parametros pelo que pude ver vc é um cara esclarecido a respeito de motores...
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

então compara o 18TZ com o HPI 18SS, po.... tem que ser mula mesmo para acreditar em 1.5HP o hpi 18ss não tem essa potencia, nem liquida, muito menos especifica, torque? se tivesse torque, se poderia alongar a relação que era para andar a mesma coisa.. agora, para que donanometro?se não existe padrão especificado para isso? ninguem falou que a HPI t aenganando, se para eles o motor tem 1.5HP, então tem, mas se comparar com outro, usando os mesmos criterios deles, teria que da para o 12CV que a OS declara 0.56PS, pelo menos os mesmos 1.5HP declarados pela HPI. para nos, neste mundo do RC, o que importa é o resultado na pista, não é?

seithan..
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
cadinho.bh
Piloto
Piloto

seithan escreveu:então compara o 18TZ com o HPI 18SS, po.... tem que ser mula mesmo para acreditar em 1.5HP o hpi 18ss não tem essa potencia, nem liquida, muito menos especifica, torque? se tivesse torque, se poderia alongar a relação que era para andar a mesma coisa.. agora, para que donanometro?se não existe padrão especificado para isso? ninguem falou que a HPI t aenganando, se para eles o motor tem 1.5HP, então tem, mas se comparar com outro, usando os mesmos criterios deles, teria que da para o 12CV que a OS declara 0.56PS, pelo menos os mesmos 1.5HP declarados pela HPI. para nos, neste mundo do RC, o que importa é o resultado na pista, não é?

seithan..

Mas e aí Seithan??

Pelo que entendí então, você acha que vale a troca do 18ss pelo 15cv certo?

valeu
trollah
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por trollah »

blz me convenceram.... cadinho troca ai... vai na fé... depois posta o resultado...
HPI R40 Hara Edition / Sirio EVO .12 / RD Logics / Airtronics MT-4
MAsterDV
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por MAsterDV »

Ja foi testado... SEM COMENTARIOS...
luri
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por luri »

huahuahuahua isso num eh motor não issso eh um avião aheuaheu adorei
anda demaissssssssssssssssssssssssssssssssss
Mtx3 Prospec ..... Novarossi Mt12.......Futaba.....
cadinho.bh
Piloto
Piloto

trollah escreveu:blz me convenceram.... cadinho troca ai... vai na fé... depois posta o resultado...

Aí Trholla, só pra confirmar, vou trocar mesmo, pq segundo os testes que fizemos o motorzinho relamente anda mais...

Abraço
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Pries_jeden_Got »

aí galera... esse tópico tirei do fundo do baú... acabei de comprar um OS 15 CVX e estou tentando adaptá-lo ao FW05T+. Estou esperando as peças chegarem.
Queria saber: Alguém já viu um FW com esse motor???
Não estou agüentando!! Quero andar!!!!!!
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
MAsterDV
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por MAsterDV »

Tem pouco tempo que vendi o meu, fica muuuito animal, o problema é que vc tem que gastar muito pra alongar a transmissao final dele usando coroas menores e até diferencinal mais longo. O motor OS 15CV tem muito torque e pouco giro, então ele fica com muito pouca velocidade final esguelando muito rápido, más se alongar a relação aproveitando o torque vai ficar espetacular como o meu, o carro é no chão e com motor torcudo pode acelerar na saida de curva que ele sai controlado gostoso pra caramba. Fora isso o motor é um relógio suisso, lenta espetacular, facil acerto, duravel e etc... Fou exelente a sua compra...
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

estou pensando em colocar 23/50 na 1a e 28/45 na 2a. Os diff estao com 40T e num tenho $$ pra mudá-los... Essa relação, quando comparada à original (21/51 e 26/46) aumenta em 12% a velocidade final, supondo que o motor atinja as mesmas rotações e com as mesmas configurações de diff.

Se alguém utiliza esse motor e quiser dar uma opinião, fico muito grato!

Att.,

Rodolfo.
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
lord.mitri
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por lord.mitri »

pries, eu te add no msn, sou o three.times.seven@gmail.com

por la eu te falo
jvictor
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por jvictor »

pires... eu tenho esse motor no meu Fw 05 e eh muito bom sim. a melhor combinação que tem para esse motor eh 22/50 28/45 dif.39. se vc não tem $$$$ pra trocar coroa do diff deixa a primeira com 22. pq 23 vai matar muito a saida no motor. agora pra ele ficar 100% ele tem que estra com a pipa original da O.S ele vai fundo. pra vc ter uma ideia com essa relação de marchas eu fui correr com ele em jau a reta la tem 65 metro e acelerando no talo ateh o fim ele não esguela metade do que os outros esguelão. o negocio eh ir de 15Cv-x que o que eu tenho. eu coloquei o cabeçote dourado para maior diçipação de calor. ficou muito bom mesmo!!!! detalhe o meu não possui recoil. mais pra adaptar ele no FW eh so por o montante.
www.guimarc.blogspot.com
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

jvictor escreveu:pires... eu tenho esse motor no meu Fw 05 e eh muito bom sim. a melhor combinação que tem para esse motor eh 22/50 28/45 dif.39. se vc não tem $$$$ pra trocar coroa do diff deixa a primeira com 22. pq 23 vai matar muito a saida no motor. agora pra ele ficar 100% ele tem que estra com a pipa original da O.S ele vai fundo. pra vc ter uma ideia com essa relação de marchas eu fui correr com ele em jau a reta la tem 65 metro e acelerando no talo ateh o fim ele não esguela metade do que os outros esguelão. o negocio eh ir de 15Cv-x que o que eu tenho. eu coloquei o cabeçote dourado para maior diçipação de calor. ficou muito bom mesmo!!!! detalhe o meu não possui recoil. mais pra adaptar ele no FW eh so por o montante.

Alguém sabe o código da pipa original para esse motor? Procurei no site e nada... em lojas e nada... :?

Abraço, Valeu!!
jvictor
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por jvictor »

google responde hehehehe:OSMG2953 esse codigo eh do silenciador agora da curava eh esse:OSMG2720
www.guimarc.blogspot.com
------------------------------------------------------------
Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
Responder

Voltar para “Motor”